terça-feira, 6 de dezembro de 2011
sábado, 3 de dezembro de 2011
Frase do Dia
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Mudas em saco de polietileno.
Sacos de polietileno
Com esse tipo de recipiente, a semeadura não pode ser mecanizada, devido a necessidade das embalagens estarem em perfeito alinhamento nos canteiros. Os sacos devem ser providos de furos na sua parte inferior, com a função de escoar o excesso de umidade e permitir o arejamento.
Vantagens
- Baixo Custo
- Difícil decomposição, sendo necessário sua retirada antes do plantio;
- Utilização de grandes áreas no viveiro;
- Alto Custo de transporte de mudas ao campo;
- Baixo rendimento na operação de plantio.
Por: Aline Macedo
Sementes Hibridas
Ao processo de selecionar e cruzar as plantas para gerar híbridos exige os primeiros dias da agricultura, quando as colheitas ainda eram domesticas; que hoje em ha muito mudado modos tecnológicos.
Diante dessas técnicas consiste selecionar plantas de grande porte e em qualidade se cruzando plantas hibridas.
Verônica Paixão
Diante dessas técnicas consiste selecionar plantas de grande porte e em qualidade se cruzando plantas hibridas.
Verônica Paixão
Composto orgânico.
COMPOSTO:
Nossos antepassados cultivavam a lavoura e faziam jardinagem utilizando os elementos de colheita que não serviam, como palha e folhas, enterrando para servir de adubo.
Com o uso de fertilizantes químicos muito deste uso parecia obsoleto mas tem sido resgatado com este novo conceito de agricultura orgânica que se espalhou pelo mundo.
O que nossos avós faziam e que agora tentamos repetir é a confecção de composto orgânico para uso no solo para reposição de nutrientes e um melhor desenvolvimento das plantas.
O QUE É COMPOSTO:
O que denominamos composto é uma mistura de resíduos oriundos de diversas fontes, aparentemente sem uso ou valor que pode ser reunido para a formação de um adubo.
A compostagem pode ser feita de resíduos vegetais de lavoura, aparas de grama e restos de vegetais oriundos da cozinha, esterco de animais vegetarianos, bem como de muitos outros materiais.
COMO PREPARAR UM COMPOSTO:
A nível de propriedade rural é feita em grandes leiras, em geral revolvidas com trator.
Mas para quem deseja fazer em seu quintal, uma caixa de 1,0 x 1,0 x 1,0 metros sem fundo, direto no solo é mais do que suficiente. Quem não tem muito espaço pode adquirir uma lata de lixo plástica grande e retirar boa porção do fundo para escoamento da água.
Para cobrir, use uma lona ou chapa de papelão.
A COMPOSTEIRA:
Com tábuas e sarrafos pode construir uma no seu quintal. Um dos lados fica aberto e pode ir adicionando tábuas à medida que a pilha crescer. Facilita o revolvimento e a retirada depois do composto. Não pode ter fundo, a pilha fica em contato com o solo. Se quiser ajudar na percolação das chuvas e da água do composto, faça uma cama de areia de construção embaixo, antes de começar a colocar os materiais para compostagem.
Quando colocamos materiais de pedaços muito grandes, a aeração da pilha será maior, com mais oxigênio, mas também levará mais tempo.
Pedaços menores decompõem mais rápido. A mistura de tamanhos será então mais benéfica.
A cada camada colocada, adicionar areia ou terra em camada fina, para evitar a proliferação de moscas.
Umedecer a mistura sem encharcar, para que os microorganismos comecem a trabalhar. Cobrir sempre é bom, evita molhar demais com chuva e também a não dissipar odores. O teor de umidade deverá ficar entre 40 e 60%, isto é, levemente molhado.
Não use:
comida cozida que contém sal, carnes cruas ou cozidas de gado, peixe ou aves, sebo, papel toalha usados para fritura, sementes de tomate, cascas de batatas, sementes de moranga e abóbora, sementes de inços, excrementos de cães e gatos, a areia do banheiro do gato, revistas, folders coloridos de propaganda. Também cinzas oriundas de churrasqueira por causa do sal e porque o carvão contém substâncias que podem prejudicar as plantas.
Jornais e papel branco podem ser usados, bem como folders brancos e cartas descartáveis de propaganda, não esquecer de rasgar fino. No entanto, se a quantidade de material for muito grande, considerar o destino dele para a reciclagem.
Na primeira semana recomenda-se revolver bem a mistura todos os dias e depois pelo menos uma vez por semana. Se o material ficar seco, irá esfarelar na mão, será necessário umedecer a pilha. Se por acaso começar a escorrer água, será necessário revolver bem, deixando arejar e ficar sem molhar por um tempo. Também a adição de materiais secos, como papel picado ajuda.
by: SIGNORE LIMA
Adubação com Restos de Animais
O cálcio e um dos principais elementos para o crescimento de homens e animais, assim como o mesmo é um corretivo do solo. os restos dos ossos dos animais podem serem usados como adubo.. Para tanto proceda da seguinte forma:
Recolha os restos de ossos (galinhas, bode, gado, pato e etc) coloquem em uma lata com água, ponha para ferver e deixe até os ossos ficarem moles, depois pise os ossos no pilão e faça a adubação no momento do plantio ou depois. Depois, tenha uma boa colheita.
Ayrton Tayslan
Copos de Jornais
Por: Daiana Flores
Importância das sementes na agricultura.
Sementes
A relação entre homem e a natureza sofreu profunda modificação, quando este percebeu a possibilidade da semente multiplicar a planta que lhe deu origem. O comportamento nômade inicial, deslocando-se atrás da caça, pode ser alterado pelo próprio homem, fixando-se em local desejada, cultivando seus alimentos e formando as primeiras comunidades. Portanto, a constatação da relação semente-planta-sementes teve um papel fundamental no desenvolvimento da agricultura e história da civilização.
As sementes representam um meio de sobrevivência das espécies vegetais, visto que resistem a condições adversas que seriam fatais a essas espécies e, mesmo após a extinção das plantas que lhes deram origem, elas podem se desenvolver e originar novas plantas. Elas são o principal veículo de reprodução das plantas através do tempo e no espaço, e a forma de distribuir os melhoramentos genéticos às sucessivas gerações. Além disso, também apresentam importância econômica como alimento (correspondem a 60-70% dos alimentos consumidos mundialmente) e são transformadas pela agroindústria em uma variedade de produtos.
Pela definição botânica, semente é o óvulo desenvolvido após a fecundação, que contém embrião, reservas nutritivas e tegumento. A Legislação Brasileira (Lei nº 10711, de 5 de agosto de 2003) apresenta um conceito mais amplo, definindo semente como o material de reprodução vegetal de qualquer gênero, espécie ou cultivar, proveniente de reprodução sexuada ou assexuada, que tenha finalidade específica de semeadura.
Por: Daniela Pires.
Produção de mudas em bandejas de isopor.
A produção de mudas pode ser feita em bandejas de isopor e tem a vantagem de facilitar a semeadura e o manuseio das mesmas; também permite melhor o controle sanitário e nutricional; facilita o transporte para o local definitivo; e reduz a necessidade de replantio.
Recomenda-se utilizar bandejas com 200 células. Entretanto, alguns viveiristas têm utilizado bandejas com 288 células, com tendência para se utilizar bandejas com até 400 células.
Nesse caso, em função do pequeno volume de substrato disponível em cada célula, as mudas se formam com pequeno volume de raízes, aumentando o risco de ocorrência de deficiência nutricional. Recomendam-se, portanto, adubações complementares e regulares com macro e micronutrientes.
As mudas devem ser uniformes, evitando-se o uso daquelas muito pequenas, que ficam facilmente enterradas, e de mudas muito estioladas, que são facilmente danificadas durante o transplante.
Por: Daniela Pires.
FRASE DO DIA:
"Se você tem metas para um ano, plante arroz. Se você tem metas para 10 anos, plante uma árvore. Se você tem metas para 100 anos, eduque uma criança. Mas, se você tem metas para 1000 anos, então preserve o Meio Ambiente."
(Confúcio)
Por: Daniela Pires.
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Projeto - Mudas e Sementes
Mudas e Sementes foi o tema que nós do 3° agropecuária desenvolvemos no projeto 2011 do Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista. Começamos o nosso projeto plantando sementes...
Plantamos em copinhos descartáveis, copinhos de jornal, bandejas de isopor e saquinho de polietileno. O plantio foi feito muito antes do projeto e no dia do projeto as sementes já haviam virado mudas! Mostramos as mudinhas no nosso stand, assim como as sementes e os recipientes que usamos para o plantio.
Mudas
Mandala feita de sementes.
Professora Roseli visitando o nosso stand.
Por: Daniela Pires.
Assinar:
Postagens (Atom)